Paul Klee – Equilíbrio Instável

Paul Klee - Equilíbrio Instável reune 120 obras, entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais do artista. A mostra, concebida pelo Zentrum Paul Klee, de Berna (Suíça), especialmente para o Brasil, será acolhida pelos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, de fevereiro a novembro de 2019.

Paul Klee – Equilíbrio Instável foi uma exposição concebida especialmente para o Brasil, em tom de retrospectiva. A mostra reuniu 120  obras do acervo do Zentrum Paul Klee de Berna, cidade onde o artista nasceu, viveu sua infância e para onde retornou em 1933, depois de um período em Munique, na Alemanha. O Zentrum Paul Klee reúne mais de 4 mil obras produzidas por Klee e é responsável por zelar pelo trabalho do artista.  

Em 10 módulos, pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais de Klee, a exposição anunciou a trajetória do artista e pensador. Paul Klee é um artista ao qual não se podes atribuir simplesmente um determinado estilo. ‘Eu sou meu estilo’, registrou ele de modo autoconfiante em seu diário, em 1902.

O conjunto de obras selecionadas abrangeu todo o período da vida artística de Klee, apresentando obras raras e pouco conhecidas de sua juventude, ainda no final do século XIX. Foi, portanto, uma exposição fundamental sobre o artista.

A mostra foi exibida nos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, de fevereiro a novembro de 2019.

Galeria

Arte Belo Horizonte CCBB Rio de Janeiro São Paulo