Expomus

A Expomus desde 1981 atua em projetos de natureza museológica no âmbito social, cultural, científico, tecnológico e do meio ambiente. O nosso trabalho tem como missão a ampliação do conhecimento, por meio de múltiplas leituras dos vestígios materiais e imateriais da sociedade, em suas diversas dinâmicas colaborativas.

Museus e instituições culturais nacionais e internacionais, colecionadores privados e corporativos, e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, estão entre os nossos principais parceiros e clientes.

Desenvolvimento de exposições, criação e revitalização de museus e espaços culturais, programas educativos, gestão de acervos, projetos socioculturais, capacitação de equipes, projetos editoriais, programas de memória institucional e consultorias específicas representam mais de duas centenas de projetos desenvolvidos, marcados por ineditismo, qualidade, ética e transparência.

Nosso grupo de colaboradores é formado por uma equipe interdisciplinar e por consultores especializados em diversas áreas do conhecimento – o que imprime às nossas realizações um caráter inovador e colaborativo, desde a conceituação até a avaliação final de cada projeto.

Nossas ações privilegiam o diálogo com o outro, o despertar de novos talentos para a cultura, a capacitação continuada de nossos pares e a formação de novos públicos para os museus brasileiros.

Acreditamos nas ações colaborativas e inclusivas, operamos em direção à qualidade das relações e das realizações, e fomentamos a descoberta de novas formas sustentáveis de gestão cultural.

Sala de reunião Expomus - vista jardim de inverno

Nossos projetos. Nossa história

A Expomus atua desde 1981 em atividades no Brasil e no Exterior

Lasar Segall: Ensaio Sobre a Cor

2019 - Dividida em quatro módulos, a exposição apresenta um conjunto generoso de obras de diversas fases do artista e uma videobiografia. É uma retrospectiva cujo tema central é o estudo de cor como meio expressivo essencial para a compreensão da pintura de Lasar Segall.

leia mais

Paul Klee - Equilíbrio Instável

2019 - Paul Klee - Equilíbrio Instável reune 120 obras, entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais do artista. A mostra, concebida pelo Zentrum Paul Klee, de Berna (Suíça), especialmente para o Brasil, será acolhida pelos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, de fevereiro a novembro de 2019.

leia mais

MBA em Gestão de Museus

2019 - A Associação Brasileira de Gestão de Cultural (ABGC), a Universidade Cândido e Mendes e a EXPOMUS, com o apoio do Museu da Imigração acabam de lançar a pós-graduação MBA em Gestão de Museus em São Paulo, com conteúdo voltado ao gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica das instituições, objetivando a capacitação executiva dos profissionais que atuam ou desejam trabalhar em um museu. Saiba mais e faça sua pré-inscrição no link da Descrição ou clicando em cima do Banner.

leia mais

Instrumentos / Ismail Bahri

2018 - A exposição explicita a dimensão crítica e ao mesmo tempo sensível da obra de Bahri, voltando-se para o mundo contemporâneo e convidando o espectador à sensibilidade e à atenção.

leia mais

Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos

2018 - Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos É a primeira parte de um projeto que pretende abordar diversos aspectos do movimento Bauhaus e seus desdobramentos em diversos países. A Bauhaus foi uma escola de artes alemã fundada em 1919 na Alemanha. A escola, que revolucionou o design moderno ao pregar o uso de linhas e formas simplificadas foi fechada pelo regime nazista. A mostra conta com cerca de 300 obras, assinadas por artistas como Paul Klee e Lygia Clark, além de outros artistas que investigam a relação entre a arte e o artesanato pré-colonial.

leia mais

Jamaica Jamaica !

2018 - A exposição apresenta um retrato da evolução musical e política da Jamaica, popularizando seus diversos ritmos e suas influências em outros contextos, incluindo o Brasil.

leia mais

O Triunfo da Cor - O Pós Impressionismo

2016 - A exposição O Pós Impressionismo: Obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, apresenta aspectos específicos da produção artística pós-impressionista, realizada do final do século XIX ao início Cubismo, que estabeleceu as relações de continuidade e ruptura com o Impressionismo. Destacam-se entre os artistas: Van Gogh, Gaugin, Cézanne, Monet, Matisse, Renoir.

leia mais

Picasso e a Modernidade Espanhola

2015 - A exposição com cerca de 90 obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, de Madrid, evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola e a sua relação com mestres dessa vertente.

leia mais

Museu de Arte Sacra de Paraty

2015 - Instalado dentro do conjunto arquitetônico de Santa Rita – a Igreja mais antiga da cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) –, o MAS ganhou uma nova exposição de longa duração, com o intuito de estreitar ainda mais sua relação com a população local, seus ritos religiosos e suas festas.

leia mais

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

2015 - Situado no bairro do Ipiranga, o edifício que abriga o Museu de Zoologia da USP é um importante centro de pesquisa e possui uma das maiores coleções sobre a biodiversidade brasileira do mundo.

leia mais
Veja mais projetos

Áreas de Atuação

Nossa trajetória está fundamentada pela excelência nas três áreas em que atuamos

Museologia

Museologia

Em tudo o que realizamos há um propósito implícito de disseminar junto à nossa sociedade a importância do patrimônio, seja ele artístico, cultural, histórico ou científico, e de preservar sua história, seus registros, signos, percursos e trajetórias. Entendemos que ampliar o debate em torno dos museus é a melhor forma de permitir o acesso do público aos acervos.


 

saiba mais
Exposições

Exposições

A Expomus é reconhecida no Brasil e no exterior pela excelência na realização de grandes exposições marcadas pelo rigor técnico e por ações de comunicação inovadoras. Nossa experiência técnica e estratégica, somada à parceria com as mais importantes instituições do Brasil e do mundo, permite-nos a proposição, o desenvolvimento integral de exposições, e a circulação, com segurança, de milhares de obras-primas pelo mundo, além de fomentar programas educativos de qualidade e a formação de público em nosso país e no exterior.

saiba mais
Coleções

Coleções

Somos reconhecidos pelo gerenciamento integrado e altamente qualificado de coleções privadas e públicas, o que inclui procedimentos técnicos pertinentes, tais como: identificação, catalogação, higienização, conservação preventiva e restauração, pesquisa e emissão de seguros.

saiba mais

Vídeos

Confira alguns dos nossos projetos, através dos nossos vídeos. 


Imprensa

Para falar com a nossa área de comunicação e atendimento à imprensa, envie um email para contato@expomus.com.br ou pelo telefone 11 2665.9400.

Alguns releases estão disponiveis para download. 

Arquivos para download
A experiência da contemplação pode ser vivida dentro de um museu

55 [11] 3044 0588
contato@expomus.com.br

Rua professor João Brito 124
Vila Nova Conceição
04535-080 - São Paulo, SP - Brasil