Expomus

A Expomus desde 1981 atua em projetos de natureza museológica no âmbito social, cultural, científico, tecnológico e do meio ambiente. O nosso trabalho tem como missão a ampliação do conhecimento, por meio de múltiplas leituras dos vestígios materiais e imateriais da sociedade, em suas diversas dinâmicas colaborativas.

Museus e instituições culturais nacionais e internacionais, colecionadores privados e corporativos, e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, estão entre os nossos principais parceiros e clientes.

Desenvolvimento de exposições, criação e revitalização de museus e espaços culturais, programas educativos, gestão de acervos, projetos socioculturais, capacitação de equipes, projetos editoriais, programas de memória institucional e consultorias específicas representam mais de duas centenas de projetos desenvolvidos, marcados por ineditismo, qualidade, ética e transparência.

Nosso grupo de colaboradores é formado por uma equipe interdisciplinar e por consultores especializados em diversas áreas do conhecimento – o que imprime às nossas realizações um caráter inovador e colaborativo, desde a conceituação até a avaliação final de cada projeto.

Nossas ações privilegiam o diálogo com o outro, o despertar de novos talentos para a cultura, a capacitação continuada de nossos pares e a formação de novos públicos para os museus brasileiros.

Acreditamos nas ações colaborativas e inclusivas, operamos em direção à qualidade das relações e das realizações, e fomentamos a descoberta de novas formas sustentáveis de gestão cultural.

Sala de reunião Expomus - vista jardim de inverno

Nossos projetos. Nossa história

A Expomus atua desde 1981 em atividades no Brasil e no Exterior

Paul Klee - Equilíbrio Instável

2020 - Paul Klee - Equilíbrio Instável reune 120 obras, entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais do artista. A mostra, concebida pelo Zentrum Paul Klee, de Berna (Suíça), especialmente para o Brasil, será acolhida pelos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, de fevereiro a novembro de 2019.

leia mais

Lasar Segall: Ensaio Sobre a Cor

2019 - Dividida em quatro módulos, a exposição apresenta um conjunto generoso de obras de diversas fases do artista e uma videobiografia. É uma retrospectiva cujo tema central é o estudo de cor como meio expressivo essencial para a compreensão da pintura de Lasar Segall.

leia mais

Jamaica Jamaica !

2018 - A exposição apresenta um retrato da evolução musical e política da Jamaica, popularizando seus diversos ritmos e suas influências em outros contextos, incluindo o Brasil.

leia mais

Instrumentos / Ismail Bahri

2018 - A exposição explicita a dimensão crítica e ao mesmo tempo sensível da obra de Bahri, voltando-se para o mundo contemporâneo e convidando o espectador à sensibilidade e à atenção.

leia mais

Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos

2018 - Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos É a primeira parte de um projeto que pretende abordar diversos aspectos do movimento Bauhaus e seus desdobramentos em diversos países. A Bauhaus foi uma escola de artes alemã fundada em 1919 na Alemanha. A escola, que revolucionou o design moderno ao pregar o uso de linhas e formas simplificadas foi fechada pelo regime nazista. A mostra conta com cerca de 300 obras, assinadas por artistas como Paul Klee e Lygia Clark, além de outros artistas que investigam a relação entre a arte e o artesanato pré-colonial.

leia mais

O Triunfo da Cor - O Pós Impressionismo

2016 - A exposição O Pós Impressionismo: Obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, apresenta aspectos específicos da produção artística pós-impressionista, realizada do final do século XIX ao início Cubismo, que estabeleceu as relações de continuidade e ruptura com o Impressionismo. Destacam-se entre os artistas: Van Gogh, Gaugin, Cézanne, Monet, Matisse, Renoir.

leia mais

Picasso e a Modernidade Espanhola

2015 - A exposição com cerca de 90 obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, de Madrid, evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola e a sua relação com mestres dessa vertente.

leia mais

Museu de Arte Sacra de Paraty

2015 - Instalado dentro do conjunto arquitetônico de Santa Rita – a Igreja mais antiga da cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) –, o MAS ganhou uma nova exposição de longa duração, com o intuito de estreitar ainda mais sua relação com a população local, seus ritos religiosos e suas festas.

leia mais

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

2015 - Situado no bairro do Ipiranga, o edifício que abriga o Museu de Zoologia da USP é um importante centro de pesquisa e possui uma das maiores coleções sobre a biodiversidade brasileira do mundo.

leia mais

Cerrado: Uma janela para o Planeta.

2014 - A exposição realizada no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, em 2014, permitiu ao público descobrir e conhecer detalhes do Cerrado, um fascinante bioma presente em 11 estados brasileiros.

leia mais
Veja mais projetos

Áreas de Atuação

Nossa trajetória está fundamentada pela excelência nas três áreas em que atuamos

Museologia

Museologia

Em tudo o que realizamos há um propósito implícito de disseminar junto à nossa sociedade a importância do patrimônio, seja ele artístico, cultural, histórico ou científico, e de preservar sua história, seus registros, signos, percursos e trajetórias. Entendemos que ampliar o debate em torno dos museus é a melhor forma de permitir o acesso do público aos acervos.


 

saiba mais
Exposições

Exposições

A Expomus é reconhecida no Brasil e no exterior pela excelência na realização de grandes exposições marcadas pelo rigor técnico e por ações de comunicação inovadoras. Nossa experiência técnica e estratégica, somada à parceria com as mais importantes instituições do Brasil e do mundo, permite-nos a proposição, o desenvolvimento integral de exposições, e a circulação, com segurança, de milhares de obras-primas pelo mundo, além de fomentar programas educativos de qualidade e a formação de público em nosso país e no exterior.

saiba mais
Coleções

Coleções

Somos reconhecidos pelo gerenciamento integrado e altamente qualificado de coleções privadas e públicas, o que inclui procedimentos técnicos pertinentes, tais como: identificação, catalogação, higienização, conservação preventiva e restauração, pesquisa e emissão de seguros.

saiba mais

Vídeos

Confira alguns dos nossos projetos, através dos nossos vídeos. 


Imprensa

Para falar com a nossa área de comunicação e atendimento à imprensa, envie um email para contato@expomus.com.br ou pelo telefone 11 2665-9400.

Alguns releases estão disponiveis para download. 

Arquivos para download
A experiência da contemplação pode ser vivida dentro de um museu

55 [11] 3044 0588
contato@expomus.com.br

Rua professor João Brito 124
Vila Nova Conceição
04535-080 - São Paulo, SP - Brasil