
MBA em Gestão de Museus e Inovação – 7ª turma
A pós-graduação MBA em Gestão de Museus e Inovação é um curso de especialização em Museologia com enfoque curricular em gestão, comunicação e inovação de museus, que tem como propósito preencher crescente lacuna deste campo profissional no mercado de trabalho, carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, planejamento e sustentabilidade econômica dos museus. Na 7º turma de São Paulo, as aulas presenciais serão realizadas no Instituto Tomie Othake, sendo possível também participar à distância.
O curso busca formar profissionais para atuar de forma reflexiva e empreendedora no universo dos museus no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas na administração pública e privada, capacitando-os ainda para o aprimoramento e atualização junto aos universos técnicos e de conteúdos da museologia contemporânea, com ênfase na dinamização das instituições museológicas.
Este MBA é direcionado principalmente para gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em um museu e/ou com museus, advindos de campos formativos afins.
Dividido em quinze módulos temáticos independentes, o curso aborda temas cruciais para a gestão de museus na contemporaneidade, quando os mesmos se renovam instados a ampliarem novas funções diante das rápidas transformações globais, diversas das que a museologia tradicional ocupava. São 360 horas de atividades, divididas ao longo de quinze meses, sendo um módulo por mês.
Cada módulo do curso configura-se em uma disciplina, cujas aulas serão ministradas por diferentes professores, profissionais escalados por suas atuações referenciais nas áreas em que atuam e por serem especialistas nas temáticas abordadas.
A coordenação de conteúdo é realizada pela diretora-geral da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, com coordenação acadêmica de Kátia de Marco Scorzelli.