Equipe

Nosso grupo de colaboradores é formado por uma equipe interdisciplinar e por consultores especializados em diversas áreas do conhecimento – o que imprime às nossas realizações um caráter inovador e colaborativo, desde a conceituação até a avaliação final de cada projeto.

Atuar em colaboração é a alma da Expomus. Trabalhamos com uma rede de profissionais parceiros, especialistas em variadas áreas, que convidamos de acordo com o perfil de cada projeto.

Equipe

Maria Ignez Zuccon Mantovani Franco

Diretora-Geral

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da Expomus, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte, cultura, ciência e meio ambiente; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.

Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM – do Ministério da Cultura, entre 2014 e 2019. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (2021|2022) e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE e do
Conselho Consultivo do Programa Imagine Brasil da Fundação Dom Cabral.

Coordenadora deConteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC e a Universidade Candido Mendes. Agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017. Nomeada pelo Ministério da Cultura da República Francesa “Chevalier dans l’Órdre des Arts et des Lettres”, em 2019. Recebe a Medalha do Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2021. Agraciada com a Medalha Tarsila do Amaral pela contribuição à Cultura do Estado de São Paulo, em 2022.

Cláudia Ciarrocchi Ferreira

Gestora

Advogada, consultora na área de compliance, produtora cultural, atualmente gestora da Expomus. Foi coordenadora da Unidade de Monitoramento e Contratos de Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, atuou como Superintendente da Sociedade Amigos da Cinemateca e como gerente de consultoria tributária e empresarial na PwC.

É professora do MBA em Gestão de Museus da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), facilitadora do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e membro do Conselho de Administração da Organização Social de Cultura Sustenidos.

Foi membro da Comissão de Avaliação do Módulo I dos Projetos da Lei Audir Blanc da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo em 2020 e controller de projetos contemplados por editais da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Júlia Serra Young Picchioni

Coordenadora do Núcleo de Museologia

Cientista Social pela PUC-SP e pós-graduada em Curadoria e Educação em Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, há 20 anos trabalha para museus. Nesse tempo, acumulou experiência em gestão, pesquisa, preservação e documentação de acervos, concepção e curadoria de exposições, programação cultural e projetos educativos.

Entre as organizações em que atuou, destacam-se o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol, o Museu da Imigração e o Museu Afro Brasil. Trabalhou também nos projetos de concepção e implantação do Memorial do Samba e do Carnaval de São Paulo e do Museu da Cidade de São Paulo.

Coordena o Núcleo de Museologia da Expomus, onde planeja e executa
diferentes projetos, sendo responsável pela gestão de equipes, atividades, orçamentos e cronogramas.

Luiza Giandalia

Coordenadora de Projetos Museológicos

Luiza Giandalia é Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (2021), Especialista em Museologia, Colecionismo e Curadoria pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2014) e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012).

Sua experiência no campo da Museologia tem ênfase em pesquisa, curadoria e gestão de projetos. Entre suas principais qualificações estão produção e assistência de projetos na área cultural – exposições e museus; pesquisa e produção de conteúdo – desenvolvimento, organização e edição de conteúdo para mídias diversas, com destaque para linguagens expositivas.

Atuou como Pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo (2015-2020) e, atualmente, é coordenadora de projetos museológicos da Expomus.

Alessandra Labate Rosso

Coordenadora do Núcleo de Coleções

Formada  em Comunicação Visual (1986) e em Desenho Industrial (1987) pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, fez curso de Especialização em Museologia na Universitá Internazionale  Dell´Arte em Florença, Itália (1989). Trabalhou no Museu de Arte Contemporânea da USP entre 1984 e 1987 e desde 1988 trabalha junto à Expomus.

Durante estes 35 anos, atuou na área técnica em controles de acervos em diversos projetos de exposições nacionais e internacionais, de gestão de coleções e projetos complementares na implantação de novos museus ou revitalização de museus existentes, além de projetos de reservas técnicas.

É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e desde 2013 integra o Board do ICAMT – Comitê Internacional de Arquitetura e Técnicas Museográficas do ICOM desde 2013 e, na gestão 2023-2025, atuará também como tesoureira.

É membro do Grupo de Trabalho sobre Coleções em Reservas-Técnicas do ICOM na gestão 2022-2025.  Integra a Associação Italiana de Registrars – Registrarte. Desde 2014, é também a diretora técnica da Clé Reserva Contemporânea, participando efetivamente da operação técnica e na interface com clientes da área de Museus e Coleções Particulares.

Patrícia Queiroz

Coordenadora do Núcleo de Exposições

Trabalha desde 1993 na área cultural. Foi técnica em museologia do Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, entre 1993 e 2001. Desde 2002, é produtora cultural, atuando principalmente como coordenadora e produtora executiva na EXPOMUS para a realização de exposições no Brasil e no exterior. Dos projetos mais importantes e recentes, destacam-se, entre outros: Guerra e Paz (2010-2014); Europalia Brasil (2011); Impressionismo – Paris e a Modernidade (2012/2013); Herança do Sagrado: obras primas do Vaticano e de Museus Italianos (2013); Mayas – revelação de um tempo sem fim (2014); Picasso e a Modernidade Espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (2015); O triunfo da cor – Obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie (2016); Jamaica, Jamaica (2018) e Paul Klee – Equilíbrio Instável (2019).

Camila Djurovic

Coordenadora de Projetos
Historiadora graduada pela Universidade de São Paulo, com mestrado em História Econômica pela mesma universidade, especialização em Museologia, Cultura e Educação pela PUC-SP e MBA em Gestão de Museus e Inovação pela Unimais/ABGC.

Atua na área de museus e exposições, com foco em pesquisa, curadoria, gestão de projetos e planejamento institucional. Foi pesquisadora do Memorial da Resistência de São Paulo (2016-2021) e atualmente integra o Núcleo de Museologia da Expomus como coordenadora de projetos.

Beatriz Isshiki de Rezende

Assistente técnica do Núcleo de Coleções

Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (2005-2008), tem título de Master I em Mediação da Cultura e do Patrimônio pela Université d’Avignon, França (2011-2012) e MBA em Gestão de Museus pela Faculdade Candido Mendes (2019-2021). Desde 2012 trabalha na Expomus como assistente técnica no núcleo de Coleções, atuando na área de gestão de coleções particulares e institucionais com atividades relacionadas à catalogação, gestão de informações das obras em base de dados informatizada, conservação, courier e logística.

Anteriormente, trabalhou no Centro Cultural São Paulo com o acervo da Coleção de Arte da Cidade, quando atuou diretamente nas atividades relacionadas à reserva técnica e junto ao controle do acervo (atividades de manuseio, acondicionamento, conservação, montagem fina, acompanhamento em exposição).

Berit Oliveira

Técnica em catalogação
Técnica em Museologia e bacharel em Artes Plásticas, com pós-graduação em Conservação e Restauro de Materiais Gráficos. Realiza trabalhos de higienização de acervo, elaboração de laudos de conservação, catalogação e pesquisa.
Trabalhou em diversas instituições culturais tais como Museu da Cidade de São Paulo, Museu da Casa Brasileira e Museu da Imigração. Desde 2016 é colaboradora da Expomus, tendo atuado na gestão de uma reserva técnica institucional, realizando atividades diárias de manuseio, embalagem e acondicionamento de obras de arte, assim como acompanhamento de transporte e instalação.
Participou também do processo de inventário, normatização e revisão de informações de todo acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Atualmente dá suporte às coleções particulares das quais a Expomus faz a gestão.

Débora Oltramari

Gestora do Núcleo de Coleções

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e pós-graduada em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ), atua como produtora cultural, executiva e artística, além de restauradora têxtil. É membro do setorial do patrimônio material e imaterial junto à Secretaria de Cultura de Paraty (RJ), atua profissionalmente como gestora no Núcleo de Coleções da Expomus.

Foi produtora executiva no restauro da igreja de Santa Rita e na implantação do Museu de Arte Sacra de Paraty, atuou como coordenadora de eventos externos no Centro da Cultura Judaica (SP), foi assistente de direção do cineasta Jorge Furtado e produtora do curta metragem Ilha das Flores. Elaborou projetos para editais de cultura e se envolveu com a organização, recuperação, higienização e restauração do acervo da extinta ECOTV Angra e Paraty no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologia; por vários anos prestou serviços para a Associação Casa Azul no Núcleo RP Autores da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

Atuou como produtora local do Festival Mimo de Cinema em Paraty e SP, trabalhou no Instituto Colibri, na produção de projetos culturais, artísticos, ambientais e de sustentabilidade com foco nas comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras através de projetos contemplados em editais e chamadas públicas, dentre muitas outras atividades.

Adriana de Moraes Sarmento

Assistente de Diretoria

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, tem 30 anos de experiência como assistente executiva de diretoria. Atua no segmento da Cultura desde 2014, quando passou a fazer parte da equipe Expomus.

Rede Expomus

Alexandre Benedito Ignácio Alves

Assistente museológico

Cursou Licenciatura em Educação Artística na FAAP. É artista visual e trabalhou em instituições como Fundação Bienal, Museu Afrobrasil Emanoel Araújo, Pinacoteca de São Paulo, Centro Cultural São Paulo dentre outras em funções ligadas desde produção, montagem, logística e educativo. Assistente museológico, atualmente trabalha como assistente de assessoria museológica na Coleção Santander Brasil.

Camila Rosso

Núcleo de Coleções

Graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia em 2023, cursa o MBA Gestão de Museus e Inovação pela UniMais e atua em projetos do Núcleo de Coleções da Expomus. Foi jovem aprendiz da
Coleção Santander Cultural em 2015 e participou do processo de inventário do acervo do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2021. Em Salvador, atua como colaboradora do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto e da Tecnomuseu.

Cleber Silva Ramos

Documentalista e conservador

Documentalista e conservador com bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem extensão em Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos pela mesma universidade, é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Cursou o Treinamento em Documentação em Museus oferecido pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM).

Participou do processo de implementação da Política de Preservação digital do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo. Desde 2008 atua na área da preservação de acervo, em diversas instituições do Estado de São Paulo, e também para colecionadores privados, sempre dentro desse escopo de organização e conservação de acervos, sendo eles físicos ou digitais.

Fábio Rogério Cassimiro Corrêa

Pesquisador e curador

Historiador pela Universidade de São Paulo, mestre e doutorando do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP. Atua como pesquisador e produtor de conteúdo nas áreas de história econômica, numismática, história bancária e mercado de capitais. Atuou como pesquisador na produção do Museu da Bolsa – MUB3 e exerce as atividades de pesquisador e curador de memória bancária junto à Coleção Santander Brasil.

Gustavo Martins de Paula

Técnico de Documentação e Conservação

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, atua desde 2010 em bibliotecas, arquivos e centros de documentação e memória. Foi bibliotecário do MCB – Museu da Casa Brasileira, documentalista na FHC – Fundação Fernando Henrique Cardoso, além de colaborar com instituições como a Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Biblioteca de São Paulo. Atualmente, é técnico de documentação e conservação do Acervo Fotográfico de Memória Bancária da Coleção Santander Brasil.

Jessica Caroline Lima Lopes

Técnica em catalogação de coleção

Técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude e Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, cursa bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, e especialização em Museologia, Colecionismo e Curadoria no Centro Universitário Belas Artes. Já atuou em orientação de público, atendimento e produção em museus.

Marcelo Tanami

Documentalista e conservador-restaurador

Documentalista e conservador-restaurador na Coleção de Memória Bancária do Santander Brasil. Atua na higienização e conservação preventiva dos andares históricos e mobiliários do Farol Santander, com a organização e controle ambiental das reservas técnicas e com a higienização, restauro, conservação preventiva, acondicionamento e catalogação do Acervo Fotográfico da Coleção de Memória Bancária.

É Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo, com Pós-Graduação em Gestão Arquivística pela FESPSP. Tem 9 anos de experiência nas áreas de documentação e conservação, atuando em instituições culturais como Pinacoteca de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Instituto Victor Brecheret, Cinemateca Brasileira e Museu de Arte Moderna de São Paulo. Trabalhou em acervos particulares de fotografia, como da paisagista Maria Cecília Capobianco, do ambientalista João Paulo Capobianco e do fotógrafo artístico Gal Oppido.

Mauricio Mendes

Historiador e documentalista

Responsável por reunir, organizar, identificar e disseminar os registros históricos ligados à trajetória do Banco Santander Brasil. Tem Bacharelado e licenciatura em História pela USP. Desde 2009 atua na área da preservação da memória, com experiência em gestão, memória institucional e desenvolvimento de ferramenta para gestão de acervo. De formação polivalente, agrega conhecimento na área de humanidade e tecnologia.  Atuou em diversas empresas em  organização/extroversão de acervo, levantamento histórico e produção de conteúdo.