Equipe
Nosso grupo de colaboradores é formado por uma equipe interdisciplinar e por consultores especializados em diversas áreas do conhecimento – o que imprime às nossas realizações um caráter inovador e colaborativo, desde a conceituação até a avaliação final de cada projeto.
Atuar em colaboração é a alma da Expomus. Trabalhamos com uma rede de profissionais parceiros, especialistas em variadas áreas, que convidamos de acordo com o perfil de cada projeto.
Equipe
Maria Ignez Zuccon Mantovani Franco
Diretora-GeralDoutora em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa). Fundadora e Diretora da Expomus, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte, cultura, ciência e meio ambiente; desenvolve projetos de planejamento, criação e requalificação de museus e atua na área de gestão de coleções.
Presidente do ICOM Brasil entre 2012 e 2018. Membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM – do Ministério da Cultura, entre 2014 e 2019. Membro do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (2021|2022) e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE e do
Conselho Consultivo do Programa Imagine Brasil da Fundação Dom Cabral.
Coordenadora deConteúdo do MBA em Gestão de Museus de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural |ABGC e a Universidade Candido Mendes. Agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017. Nomeada pelo Ministério da Cultura da República Francesa “Chevalier dans l’Órdre des Arts et des Lettres”, em 2019. Recebe a Medalha do Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2021. Agraciada com a Medalha Tarsila do Amaral pela contribuição à Cultura do Estado de São Paulo, em 2022.
Cláudia Ciarrocchi Ferreira
GestoraAdvogada, consultora na área de compliance, produtora cultural, atualmente gestora da Expomus. Foi coordenadora da Unidade de Monitoramento e Contratos de Gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, atuou como Superintendente da Sociedade Amigos da Cinemateca e como gerente de consultoria tributária e empresarial na PwC.
É professora do MBA em Gestão de Museus da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), facilitadora do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e membro do Conselho de Administração da Organização Social de Cultura Sustenidos.
Foi membro da Comissão de Avaliação do Módulo I dos Projetos da Lei Audir Blanc da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo em 2020 e controller de projetos contemplados por editais da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Júlia Serra Young Picchioni
Coordenadora do Núcleo de MuseologiaCientista Social pela PUC-SP e pós-graduada em Curadoria e Educação em Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, há 20 anos trabalha para museus. Nesse tempo, acumulou experiência em gestão, pesquisa, preservação e documentação de acervos, concepção e curadoria de exposições, programação cultural e projetos educativos.
Entre as organizações em que atuou, destacam-se o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol, o Museu da Imigração e o Museu Afro Brasil. Trabalhou também nos projetos de concepção e implantação do Memorial do Samba e do Carnaval de São Paulo e do Museu da Cidade de São Paulo.
Coordena o Núcleo de Museologia da Expomus, onde planeja e executa
diferentes projetos, sendo responsável pela gestão de equipes, atividades, orçamentos e cronogramas.
Luiza Giandalia
Coordenadora de Projetos MuseológicosLuiza Giandalia é Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (2021), Especialista em Museologia, Colecionismo e Curadoria pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2014) e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012).
Sua experiência no campo da Museologia tem ênfase em pesquisa, curadoria e gestão de projetos. Entre suas principais qualificações estão produção e assistência de projetos na área cultural – exposições e museus; pesquisa e produção de conteúdo – desenvolvimento, organização e edição de conteúdo para mídias diversas, com destaque para linguagens expositivas.
Atuou como Pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo (2015-2020) e, atualmente, é coordenadora de projetos museológicos da Expomus.
Alessandra Labate Rosso
Coordenadora do Núcleo de ColeçõesFormada em Comunicação Visual (1986) e em Desenho Industrial (1987) pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, fez curso de Especialização em Museologia na Universitá Internazionale Dell´Arte em Florença, Itália (1989). Trabalhou no Museu de Arte Contemporânea da USP entre 1984 e 1987 e desde 1988 trabalha junto à Expomus.
Durante estes 35 anos, atuou na área técnica em controles de acervos em diversos projetos de exposições nacionais e internacionais, de gestão de coleções e projetos complementares na implantação de novos museus ou revitalização de museus existentes, além de projetos de reservas técnicas.
É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e desde 2013 integra o Board do ICAMT – Comitê Internacional de Arquitetura e Técnicas Museográficas do ICOM desde 2013 e, na gestão 2023-2025, atuará também como tesoureira.
É membro do Grupo de Trabalho sobre Coleções em Reservas-Técnicas do ICOM na gestão 2022-2025. Integra a Associação Italiana de Registrars – Registrarte. Desde 2014, é também a diretora técnica da Clé Reserva Contemporânea, participando efetivamente da operação técnica e na interface com clientes da área de Museus e Coleções Particulares.
Patrícia Queiroz
Coordenadora do Núcleo de ExposiçõesTrabalha desde 1993 na área cultural. Foi técnica em museologia do Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, entre 1993 e 2001. Desde 2002, é produtora cultural, atuando principalmente como coordenadora e produtora executiva na EXPOMUS para a realização de exposições no Brasil e no exterior. Dos projetos mais importantes e recentes, destacam-se, entre outros: Guerra e Paz (2010-2014); Europalia Brasil (2011); Impressionismo – Paris e a Modernidade (2012/2013); Herança do Sagrado: obras primas do Vaticano e de Museus Italianos (2013); Mayas – revelação de um tempo sem fim (2014); Picasso e a Modernidade Espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (2015); O triunfo da cor – Obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie (2016); Jamaica, Jamaica (2018) e Paul Klee – Equilíbrio Instável (2019).
Camila Djurovic
Coordenadora de ProjetosAtua na área de museus e exposições, com foco em pesquisa, curadoria, gestão de projetos e planejamento institucional. Foi pesquisadora do Memorial da Resistência de São Paulo (2016-2021) e atualmente integra o Núcleo de Museologia da Expomus como coordenadora de projetos.
Beatriz Isshiki de Rezende
Assistente técnica do Núcleo de ColeçõesBacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (2005-2008), tem título de Master I em Mediação da Cultura e do Patrimônio pela Université d’Avignon, França (2011-2012) e MBA em Gestão de Museus pela Faculdade Candido Mendes (2019-2021). Desde 2012 trabalha na Expomus como assistente técnica no núcleo de Coleções, atuando na área de gestão de coleções particulares e institucionais com atividades relacionadas à catalogação, gestão de informações das obras em base de dados informatizada, conservação, courier e logística.
Anteriormente, trabalhou no Centro Cultural São Paulo com o acervo da Coleção de Arte da Cidade, quando atuou diretamente nas atividades relacionadas à reserva técnica e junto ao controle do acervo (atividades de manuseio, acondicionamento, conservação, montagem fina, acompanhamento em exposição).
Berit Oliveira
Técnica em catalogaçãoDébora Oltramari
Gestora do Núcleo de ColeçõesBacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e pós-graduada em Gestão de Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ), atua como produtora cultural, executiva e artística, além de restauradora têxtil. É membro do setorial do patrimônio material e imaterial junto à Secretaria de Cultura de Paraty (RJ), atua profissionalmente como gestora no Núcleo de Coleções da Expomus.
Foi produtora executiva no restauro da igreja de Santa Rita e na implantação do Museu de Arte Sacra de Paraty, atuou como coordenadora de eventos externos no Centro da Cultura Judaica (SP), foi assistente de direção do cineasta Jorge Furtado e produtora do curta metragem Ilha das Flores. Elaborou projetos para editais de cultura e se envolveu com a organização, recuperação, higienização e restauração do acervo da extinta ECOTV Angra e Paraty no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologia; por vários anos prestou serviços para a Associação Casa Azul no Núcleo RP Autores da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.
Atuou como produtora local do Festival Mimo de Cinema em Paraty e SP, trabalhou no Instituto Colibri, na produção de projetos culturais, artísticos, ambientais e de sustentabilidade com foco nas comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras através de projetos contemplados em editais e chamadas públicas, dentre muitas outras atividades.
Rede Expomus
Alexandre Benedito Ignácio Alves
Assistente museológicoCursou Licenciatura em Educação Artística na FAAP. É artista visual e trabalhou em instituições como Fundação Bienal, Museu Afrobrasil Emanoel Araújo, Pinacoteca de São Paulo, Centro Cultural São Paulo dentre outras em funções ligadas desde produção, montagem, logística e educativo. Assistente museológico, atualmente trabalha como assistente de assessoria museológica na Coleção Santander Brasil.
Camila Rosso
Núcleo de ColeçõesGraduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia em 2023, cursa o MBA Gestão de Museus e Inovação pela UniMais e atua em projetos do Núcleo de Coleções da Expomus. Foi jovem aprendiz da
Coleção Santander Cultural em 2015 e participou do processo de inventário do acervo do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2021. Em Salvador, atua como colaboradora do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto e da Tecnomuseu.
Cleber Silva Ramos
Documentalista e conservadorDocumentalista e conservador com bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem extensão em Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos pela mesma universidade, é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Cursou o Treinamento em Documentação em Museus oferecido pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM).
Participou do processo de implementação da Política de Preservação digital do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo. Desde 2008 atua na área da preservação de acervo, em diversas instituições do Estado de São Paulo, e também para colecionadores privados, sempre dentro desse escopo de organização e conservação de acervos, sendo eles físicos ou digitais.
Fábio Rogério Cassimiro Corrêa
Pesquisador e curadorHistoriador pela Universidade de São Paulo, mestre e doutorando do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP. Atua como pesquisador e produtor de conteúdo nas áreas de história econômica, numismática, história bancária e mercado de capitais. Atuou como pesquisador na produção do Museu da Bolsa – MUB3 e exerce as atividades de pesquisador e curador de memória bancária junto à Coleção Santander Brasil.
Gustavo Martins de Paula
Técnico de Documentação e ConservaçãoBacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, atua desde 2010 em bibliotecas, arquivos e centros de documentação e memória. Foi bibliotecário do MCB – Museu da Casa Brasileira, documentalista na FHC – Fundação Fernando Henrique Cardoso, além de colaborar com instituições como a Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Biblioteca de São Paulo. Atualmente, é técnico de documentação e conservação do Acervo Fotográfico de Memória Bancária da Coleção Santander Brasil.
Jessica Caroline Lima Lopes
Técnica em catalogação de coleçãoTécnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude e Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, cursa bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, e especialização em Museologia, Colecionismo e Curadoria no Centro Universitário Belas Artes. Já atuou em orientação de público, atendimento e produção em museus.
Marcelo Tanami
Documentalista e conservador-restauradorDocumentalista e conservador-restaurador na Coleção de Memória Bancária do Santander Brasil. Atua na higienização e conservação preventiva dos andares históricos e mobiliários do Farol Santander, com a organização e controle ambiental das reservas técnicas e com a higienização, restauro, conservação preventiva, acondicionamento e catalogação do Acervo Fotográfico da Coleção de Memória Bancária.
É Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo, com Pós-Graduação em Gestão Arquivística pela FESPSP. Tem 9 anos de experiência nas áreas de documentação e conservação, atuando em instituições culturais como Pinacoteca de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Instituto Victor Brecheret, Cinemateca Brasileira e Museu de Arte Moderna de São Paulo. Trabalhou em acervos particulares de fotografia, como da paisagista Maria Cecília Capobianco, do ambientalista João Paulo Capobianco e do fotógrafo artístico Gal Oppido.
Mauricio Mendes
Historiador e documentalistaResponsável por reunir, organizar, identificar e disseminar os registros históricos ligados à trajetória do Banco Santander Brasil. Tem Bacharelado e licenciatura em História pela USP. Desde 2009 atua na área da preservação da memória, com experiência em gestão, memória institucional e desenvolvimento de ferramenta para gestão de acervo. De formação polivalente, agrega conhecimento na área de humanidade e tecnologia. Atuou em diversas empresas em organização/extroversão de acervo, levantamento histórico e produção de conteúdo.