Red List e o tráfico ilícito de bens culturais – 2ª turma
Depois do sucesso da primeira turma, realizada em 2023 com mais de 600 alunos inscritos, o curso Red List e o Tráfico Ilícito de Bens Culturais oferece um novo ciclo de formação. On-line e gratuito, o curso foi concebido pelo ICOM Brasil e é realizado pela Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), com apoio institucional do SESI Lab e Expomus.
O curso visa informar, orientar e divulgar aos profissionais que atuam no setor cultural, vinculados ao universo dos museus, do patrimônio cultural, mercado de arte e afins, sobre a importância do combate ao tráfico ilícito de bens culturais brasileiros, principalmente por meio da cooperação institucional, nacional e internacionalmente.
Dividido em quatro módulos com 12 horas de conteúdos no total, o curso apresenta informações a respeito da história das Red Lists e do tráfico ilícito; dados sobre a elaboração e como usá-la e disseminá-la; e um workshop de identificação desses bens como fim de colaborar para os entes envolvidos na área.
As Red Lists são documentos de referência elaborados pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para disseminar informações sobre tipologias de objetos culturais mais sujeitos a risco de tráfico ilícito. A Red List Brasil é uma das mais recentes, e inovou ao incluir objetos etnográficos e paleontológicos.