Fundado em 2016 na cidade de Uberaba (MG), o Memorial Chico Xavier foi reinaugurado em junho de 2024 após passar por um processo de requalificação integral, incluindo o planejamento institucional, a adequação arquitetônica e museográfica e a reformulação da exposição principal. O projeto foi realizado pela Expomus, Prefeitura de Uberaba e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A iniciativa partiu de um trabalho estratégico de posicionamento institucional e de orientação conceitual, que contemplou um olhar integrado entre as demandas de gestão, salvaguarda, pesquisa e comunicação museológicas.
A nova exposição ocupa dois andares e quatro galerias distintas, que, por sua vez, são divididas em salas ou nichos expositivos. É um projeto único e coeso, cuja narrativa é apresentada em sete módulos que costuram a trajetória de vida do médium.
Além de contextualizar fatos e aspectos da biografia de Chico Xavier, a narrativa expositiva destaca a relação do médium com a cidade de Uberaba, o importante papel social por ele desempenhado e os valores universais inerentes ao seu discurso e à sua prática.
Com o intuito de sensibilizar os visitantes quanto às experiências espirituais vivenciadas por Chico Xavier, a exposição lança mão de experiências imersivas e recursos de tecnologia. Conta ainda com variados recursos de acessibilidade física e de conteúdo para pessoas com deficiência.
Dessa forma, o projeto de requalificação proporcionou o surgimento de um equipamento cultural de referência na cidade e região, voltado a disseminar os valores humanistas presentes no legado de Chico Xavier.