O Triunfo da Cor – O Pós Impressionismo
A exposição O Pós Impressionismo: Obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, apresenta aspectos específicos da produção artística pós-impressionista, incluindo nomes como Van Gogh, Gaugin, Cézanne, Monet, Matisse, Renoir.
A exposição realizada no CCBB-SP e no CCBB-RJ apresentou aspectos específicos da produção artística pós-impressionista, realizada do final do século XIX ao início Cubismo, que estabeleceu as relações de continuidade e ruptura com o Impressionismo – movimento que a antecedeu e do qual partiram muitos dos artistas –, retratando as características deste período. Destacam-se entre os artistas: Van Gogh, Gaugin, Cézanne, Monet, Matisse, Renoir.
A mostra, uma realização do Musée d’Orsay, foi organizada em 4 módulos e apresentou 74 trabalhos provenientes dos museus d’Orsay e l’Orangerie, de mais de 30 artistas que buscaram novos caminhos para a pintura, dando inicio a uma revolução estética nas artes por meio do uso da cor. A curadoria foi de Pablo Jimenez Burillo, diretor de Cultura da Fundación MAPFRE, e Guy Cogeval, presidente do Musée d’Orsay. A curadoria científica foi de Isabelle Cahn, curadora do Musée d’Orsay.
O Triunfo da Cor foi a segunda mostra realizada pelo Musée d’Orsay no Brasil, precedida pela exposição Impressionismo: Paris e a modernidade – Obras-primas do Musée d’Orsay, também executada pela Expomus.
A exposição recebeu um público de mais de 922.000 visitantes em 137 dias (entre São Paulo e Rio de Janeiro), representando um marco na formação de público e uma oportunidade única de contato com obras emblemáticas do patrimônio mundial.