O Museu de Florianópolis é um museu de cidade que elege como objeto de estudo, reflexão e comunicação o território, mais que a cidade politicamente constituída. Nesse sentido, foi idealizado para atuar como um grande portal de acesso ao município, onde é possível conhecer a cidade, de forma interativa, e compreendê-la em sua contemporaneidade.
A Expomus atuou na coordenação museológica da implantação do espaço, inaugurado em novembro de 2021 no edifício restaurado da antiga Casa de Câmara e Cadeia, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que concedeu a gestão do equipamento ao Serviço Social do Comércio (Sesc-SC) por 20 anos.
O Museu nasceu com o objetivo de promover a reflexão contínua sobre o território, as dinâmicas de construção, ocupação e transformação do espaço urbano, em suas diferentes dimensões: histórica, geográfica, cultural e simbólica, onde as temporalidades convergem e se interpenetram, através da exposição de acervos físicos, da tecnologia, da interatividade e de seu programa educativo multidisciplinar, abrangente e inclusivo.
Baseado em um conceito inovador, o Museu de Florianópolis traz características dos museus históricos, preservando a memória da Capital catarinense, ao mesmo tempo em que olha para o tempo presente para compreender a complexidade das questões da cidade hoje, de modo a abrir um diálogo para o futuro. Utilizando diferentes tecnologias e expondo acervos importantes, o espaço deve se posicionar no cenário museológico do município como um interlocutor para abordar questões emergentes, trazer diferentes vozes da população.