Lasar Segall: Ensaio sobre a cor
Dividida em quatro módulos, a exposição apresenta um conjunto generoso de obras de diversas fases do artista e uma videobiografia. É uma retrospectiva cujo tema central é o estudo de cor como meio expressivo essencial para a compreensão da pintura de Lasar Segall.
Lasar Segall: ensaio sobre a cor foi uma retrospectiva com 87 pinturas e seis desenhos do artista lituano naturalizado brasileiro realizada no SESC 24 de maio. A mostra, com curadoria de Maria Alice Milliet e produção da Expomus, fez uma narrativa baseada nos esquemas cromáticos e nos estudos de cor que Segall desenvolveu em sua obra.
A mostra foi dividida em quatro módulos – Angústia: a cor emoção; Sob o signo dos trópicos: a paleta nacional; Compaixão: a não cor; e Introspecção: a “cor Segall”. Em cada núcleo a curadora incluiu uma obra de um artista brasileiro que dialoga com a respectiva fase de Segall.
A exposição foi realizada em uma parceria do SESC com o Museu Lasar Segall. As obras pertenciam a coleções particulares e instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o MASP, o Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e a Fundação Edson Queiroz.